Jack Dorsey deixa cargo de presidente-executivo do Twitter

Essa não é a primeira vez que o bilionário deixa o cargo de liderança da rede social. Executivo vinha sofrendo pressão de investidores para renunciar, mas disse que essa ‘foi uma decisão dele’.

Jack Dorsey, cofundador do Twitter — Foto: Toby Melville/Reuters

Jack Dorsey, cofundador do Twitter — Foto: Toby Melville/Reuters

Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter, disse nesta segunda-feira (29) que irá deixar o cargo de presidente-executivo da rede social – o anúncio veio pouco depois de o site americano “CNBC” indicar a sua saída. Ele deve continuar liderando a empresa de pagamentos digitais Square, da qual também é CEO.

Ao anunciar a saída, publicamente, em seu perfil da rede social, Dorsey ainda brincou: “acho que todo mundo já ouviu falar, mas eu me demiti do Twitter”.

Ele postou a imagem de uma carta direcionada aos funcionários intitulada “voo”. Nela, o bilionário e 45 anos diz que trabalhou duro para que a empresa pudesse se desvencilhar de sua fundação e de seus fundadores e que acredita que este é o momento certo. Para ele, uma empresa ser liderada por seus fundadores é algo bastante limitador.

LEIA MAIS:

Na mensagem, ele aponta que Parag Agrawal, diretor de tecnologia do Twitter desde 2017, assumirá a liderança da empresa e diz que quer que todos saibam que essa “foi uma decisão dele” e que “está muito triste… e, ainda assim, muito feliz”.

Há meses, Dorsey vinha sofrendo pressão para deixar a liderança do Twitter – no início de 2020, o grupo investidor Elliott Management teria pedido a sua saída, de acordo as agências de notícias Reuters e Bloomberg. As ações da empresa estavam em alta de 3% no fim da manhã.

O bilionário continuará como membro do conselho da empresa até o seu mandato expirar em 2022, segundo um comunicado.

Parag Agrawal ingressou no Twitter como engenheiro de software em 2011. Diretor de tecnologia da empresa desde outubro de 2017, ele liderava a estratégica técnica da empresa e a iniciativa Bluesky, equipe criada em 2019 com o objetivo de desenvolver um padrão descentralizado para redes sociais.

Parag Agrawal substituiu Jack Dorsey como presidente-executivo do Twitter — Foto: Divulgação/Twitter

Parag Agrawal substituiu Jack Dorsey como presidente-executivo do Twitter — Foto: Divulgação/Twitter

Essa não é a primeira vez que o Dorsey deixa o posto no Twitter – em 2008, dois anos após a fundação da empresa, o magnata foi afastado do cargo por supostamente gastar muito tempo fazendo yoga e tendo aulas de design de moda.

Ele só retornou em 2015 – durante esse período a companhia foi comandada pelo cofundador Evan Williams, que depois passou a liderança para o executivo Dick Costolo.

Quem é Jack Dorsey

Dorsey nasceu e cresceu em Saint Louis, no estado americano do Missouri, em 19 de novembro de 1976. Assim como outros grandes nomes da tecnologia, ingressou na faculdade mas abandonou a graduação pouco antes de completá-la.

Ele está entre as 200 pessoas mais ricas do mundo, de acordo com o ranking da revista “Forbes”, com uma fortuna avaliada em US$ 11,7 bilhões e é famoso por ser um executivo pouco convencional – no final de 2019, ele disse que pretendia morar na África durante parte de 2020, mas não concretizou seus planos.

Entusiasta da criptomoeda Bitcoin e de tecnologias de blockchain, vendeu o primeiro post da história do Twitter como um NFT por US$ 2,9 milhões. O tuíte – “estou criando minha conta Twttr” – foi publicado em 21 de março de 2006, ainda com a referência ao antigo nome da rede social.

Em uma audiência on-line da Câmara dos Estados Unidos sobre desinformação na internet, o executivo roubou a cena por mostrar uma espécie de relógio com a cotação do Bitcoin. Na ocasião, também levou uma “bronca” da deputada democrata Kathleen Rice por ironizar as perguntas dos congressistas em uma enquete no Twitter.

Jack Dorsey, presidente do Twitter durante sessão no Congresso dos EUA em março de 2021 — Foto: Reprodução via Reuters

Jack Dorsey, presidente do Twitter durante sessão no Congresso dos EUA em março de 2021 — Foto: Reprodução via Reuters

Com a saída de Dorsey, essa é a segunda grande mudança de liderança em empresas de tecnologia nos últimos meses.

Em julho passado, o fundador da AmazonJeff Bezos, deixou o cargo de presidente-executivo da gigante do varejo on-line – mas ao contrário de Dorsey, ele não vinha sendo pressionado por investidores e decidiu sair para se dedicar a outras empreitadas, como a empresa de exploração espacial Blue Origin.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*