Regra fiscal, juros e ‘novo PAC’: o foco do governo Lula após os primeiros 100 dias

Até aqui, terceiro mandato de Lula foi dedicado a retomar programas sociais como Bolsa Família, Mais Médicos e Minha Casa, Minha Vida. Governo prepara pacote de obras públicas.

Passados os primeiros 100 dias de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve redirecionar os esforços das equipes para três temas principais:

Lula deseja, ao final de 2023, ver a economia crescer além das previsões atuais – o mercado financeiro estima alta do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,9% e o governo, de 1,61%.

Para isso, segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o governo busca um equilíbrio – incentivar investimentos sem descuidar das contas públicas.

“A prioridade é criar condições macroeconômicas para que o juro caia, e a gente veja o investimento ser retomado. Não só o investimento público, mas também o investimento privado”, declarou o ministro em entrevista ao g1.
Presidente Lula faz balanço dos 100 dias de governo em encontro com jornalistas

Presidente Lula faz balanço dos 100 dias de governo em encontro com jornalistas

Até o momento, em pouco mais de três meses do terceiro mandato, Lula relançou programas que foram interrompidos ou esvaziados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro – como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida e Mais Médicos – e começou a retomar parcerias e alianças internacionais.

“O que nós fizemos foi organizar o governo, fazer gestão e retomar programas para cuidar de pessoas, cuidar de gente”, avaliou Costa.

De acordo com o ministro, o governo reforçará o Farmácia Popular até o final deste mês. A ação, que distribui medicamentos à população de baixa renda, sofreu com a falta de recursos no governo Bolsonaro.

“A prioridade [do governo] é o equilíbrio fiscal junto com o atendimento das demandas sociais. Isso pautando na geração de emprego através da atividade econômica”, disse Costa.

O ‘novo PAC’

Superado o marco de cem dias, o governo quer apresentar novas marcas. Uma das apostas é o plano de investimentos que será lançado neste mês, cujo nome ainda não foi definido.

O programa é chamado internamente de “novo PAC”, em alusão ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que reuniu grandes obras durante os governos petistas.

Lula, no entanto, quer outro nome para o plano, que vai reunir investimentos da União, concessões e parcerias público-privadas, a serem executados nos próximos anos em áreas como transportes, energia, saneamento e prevenção de desastres.

“Vamos inovar porque o governo federal nunca fez parceiro público-privada. Vamos fazer para acelerar a infraestrutura, para gerar emprego, reduzir custos da iniciativa privada e, portanto melhorar o desempenho da economia”, diz Rui Costa.

O governo incluirá no plano retomada, aceleração e começo de obras. O Planalto planeja utilizar fundos públicos para ajudar a garantir a viabilidade dos projetos com a iniciativa privada.

Nova regra fiscal

Lula tentará enviar o projeto do novo arcabouço fiscal nesta semana ao Congresso Nacional. O texto é uma proposta para substituir o atual teto de gastos, regra em vigor que limita o crescimento das despesas do governo à inflação.

O envio dessa nova proposição é uma obrigação incluída na PEC da Transição, aprovada e promulgada ainda em 2022 para permitir o cumprimento de promessas do governo eleito.

O projeto permite que as despesas cresçam acima da inflação e estabelece regras para voltar a ter superávit nas contas públicas. Após o envio, o governo terá de negociar eventuais mudanças no texto para convencer deputados e senadores a aprovarem a medida.

O sucesso servirá de termômetro da força do Planalto na futura discussão da reforma tributária no Congresso, prevista para este primeiro ano de mandato.

“A medida de arcabouço e de reforma tributária busca criar as condições para a queda da taxa de juro. Não é possível crescer a esta taxa de juro. Caindo a taxa de juros vamos ter investimento no comércio, na indústria, na infraestrutura. Os projetos de PPP e de concessão ficarão de pé”, disse Rui Costa ao g1.

Governo deve enviar ao Congresso, na próxima semana, o projeto da nova regra fiscal

Governo deve enviar ao Congresso, na próxima semana, o projeto da nova regra fiscal

Redução da taxa de juros

Planalto insistirá na cobrança para que o BC reduza a taxa básica de juros da economia, a Selic, que está em 13,75% ao ano. O BC mexe no patamar da Selic para tentar evitar a alta da inflação.

A próxima reunião para tratar da Selic ocorre em maio. Como o BC é autônomo e o presidente do órgão, Roberto Campos Neto, tem mandato até o ano que vem, cabe a Lula e aos ministros discursar a favor da redução e adotar políticas capazes de garantir o equilíbrio fiscal.

O governo argumenta que o atual patamar da Selic encarece o crédito, o que dificulta o crescimento da economia.

Aprovar medidas provisórias

O Planalto tentará aprovar no Congresso 12 medidas provisórias (MPs) editadas por Lula.

As mudanças na legislação feitas pelas MPs entram em vigor após a publicação no “Diário Oficial da União”, mas devem ser aprovados em quatro meses para que não percam a validade.

A aprovação exigirá que o governo supere o impasse entre Câmara e Senado sobre o rito de análise das MPs. As votações também darão ideia do tamanho da base do governo no Congresso.

O governo espera instalar de seis a sete comissões mistas (deputados e senadores) para analisar as MPs, sendo quatro ainda nesta semana. As prioridades do Planalto são:

  • MP 1154: que trata da reorganização dos ministérios
  • MP 1160: modifica critérios de desempate em julgamentos do Carf
  • MP 1162: retoma o programa Minha Casa, Minha Vida
  • MP 1164: retoma o programa Bolsa Família
Governo Federal busca alternativas para impasse sobre trâmite de medidas provisórias

Governo Federal busca alternativas para impasse sobre trâmite de medidas provisórias

Agenda internacional

Nesta terça (11), 101º dia do governo, Lula deve viajar à China em uma viagem oficial que foi adiada em razão da broncopneumonia que acometeu o presidente em março.

Em Pequim, o petista se reunirá nesta semana com o presidente chinês Xi Jinping. A China é o principal parceiro comercial do Brasil.

Lula pretende manter uma agenda internacional intensa para consolidar o retorno do Brasil aos fóruns internacionais.

O presidente tem previsão de visitar Portugal e Espanha neste mês e de ir ao Japão em maio para a reunião do G7, grupo dos países mais ricos do mundo.

Gerson Camarotti: Lula remarca viagem para China e convida Pacheco para comitiva

Gerson Camarotti: Lula remarca viagem para China e convida Pacheco para comitiva

Indicações para o STF

Com a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski nesta terça-feira (11), Lula fará sua primeira indicação para o Supremo Tribunal Federal (STF) neste terceiro mandato.

O presidente ainda não anunciou o escolhido, porém nos bastidores um dos favoritos é o advogado Cristiano Zanin, que defendeu Lula em processos.

Após definir o indicado, Lula e ministros terão de trabalhar pela aprovação do nome no Senado Federal.

O esforço se repetirá neste ano, já que o presidente indicará um segundo ministro para o STF após a aposentadoria da ministra Rosa Weber. Lula também indicará o procurador-geral da República ao término do mandato de Augusto Aras à frente do Ministério Público Federal.

'Tem que ter responsabilidade social', diz Lula sobre vaga no STF

‘Tem que ter responsabilidade social’, diz Lula sobre vaga no STF

Avaliação do governo

Lula chega aos 100 dias de governo com aprovação de 38% e 29% de reprovação, segundo pesquisa Datafolha. O governo é considerado regular 30% dos entrevistados.

A aprovação, segundo o Datafolha, fica atrás dos parâmetros alcançados por Lula nos mandatos anteriores (43% e 48%), mas acima de Jair Bolsonaro (32%).

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*