78% das mulheres candidatas a cargos públicos não tiveram apoio dos partidos para campanha, aponta pesquisa

Objetivo do projeto ‘Políticas de Saia’ é mapear a violência política contra mulheres no país.

Detalhe da urna eletrônica e a tecla confirma — Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Detalhe da urna eletrônica e a tecla confirma — Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Cerca de 78% das mulheres que se candidataram a algum cargo público afirmam que os partidos políticos não cumpriram a promessa de apoio para suas campanhas. É o que aponta a pesquisa “Políticas de Saia”, do Instituto Justiça de Saia, da promotora Gabriela Manssur, divulgada nesta quinta-feira (25).

A informação consta nas respostas de 1.194 mulheres, colhidas entre os dias 8 de outubro e 22 de novembro. Participaram da pesquisa eleitoras, lideranças políticas, candidatas e mulheres eleitas. O objetivo do projeto é mapear a violência política contra mulheres no país até outubro de 2022.

“Os dados são necessários para que nós possamos pleitear comprometimento das pessoas que têm a legitimidade para agir nessas situações – os líderes dos partidos, dos diretórios”, disse a promotora, acrescentando que o apoio também deve acontecer antes de uma candidatura, na orientação sobre como se candidatar.

Entre as 155 mulheres que afirmam ter se candidatado a algum cargo público, 123 não foram eleitas (79,4%) e 121 (78%) informam que a promessa de campanha para a candidatura a cargo não foi cumprida pelo partido. Elas concorreram a cargos de vereadora (90,8%), deputada estadual (11,8%), prefeita (3,9%), vice-prefeita (3,3%), deputada federal (10,5%) e senadora (1,3%).

Das candidatas eleitas, apenas 42 (29,4%) exercem alguma liderança na casa legislativa local.

“Me incomoda muito os homens definindo os direitos das mulheres sem a participação de nenhuma de nós, como se soubessem o que é melhor para nós. Precisamos mostrar para a sociedade qual é o impacto da presença de mulheres nos cargos de liderança, afirmou Manssur.

O levantamento também aponta que 89% das mulheres não se sentem representadas pelos homens na política. Para 96,7% das entrevistadas, a existência de mais mulheres na política impacta positivamente o desenvolvimento de políticas públicas e ações em prol das mulheres.

Na Câmara Municipal de São Paulo, por exemplo, embora a representatividade feminina tenha aumentado em 2020 em relação a 2016, ela ainda é muito inferior à masculina. Das 55 vagas, apenas 13 são ocupadas por mulheres, o que corresponde a 24%

Formas de violência

A maioria das mulheres (51%) também afirmou que já sofreu algum tipo de violência nos espaços de poder e de exercício político. Entre as formas de violência estão:

  • Ofensas morais e os xingamentos (50,3%)
  • Exclusão, expulsão ou restrição a espaço político (35,9%)
  • Ameaças (21,6%)
  • Ataques sexuais (18%)
  • “Fake news” (16,8%)
  • Agressão física (6%)
  • Invasão de redes sociais (7,4%)

A pesquisa pode ser acessada no site da organização Justiceiras. Além de participar do levantamento, as mulheres podem denunciar violências, realizar depoimentos e, se optarem, receberem apoio jurídico e psicológico.

A promotora também afirmou que os resultados da pesquisa e das denúncias colhidas devem ser apresentados na ouvidoria das mulheres no Conselho Nacional do Ministério Público.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*