Com volta às origens indígenas, Cabocão quer vitória no UFC pela mãe, que batalha contra câncer.

Peso-galo sobe para lutar nos penas neste sábado após lesão de adversário, assim como Luke Sanders, que recebe o brasileiro na categoria de cima. Cabocão busca segunda vitória no UFC.

Após 16 meses sem lutar no UFC e em meio a um turbilhão na vida pessoal, Felipe “Cabocão” Colares volta a lutar no próximo sábado, em Las Vegas, contra Luke Sanders, no peso-pena (até 66kg). Ele conversou com o Combate exibindo um chapéu enorme e um dente de onça pendurado no pescoço, e explicou que tudo faz parte da volta às origens em busca de motivação: “Estou entrando no personagem”.

– É o estilo que aderi quando era do Jungle Fight. No UFC meio que esqueci, e agora estou voltando às origens. Quando entrei no UFC, acabei perdendo um pouco daquela garra, da gana, daquele sangue que é tucuju, lá do Norte, aquele sangue indígena, que é o que me botou dentro do UFC. Quando cheguei, perdi aquela confiança. Sou do Norte, sou indígena, e se cheguei aqui foi por isso. Tenho que voltar a fazer isso e mostrar a todas as pessoas que me acompanham lá que elas podem também.

Cabocão lutaria no dia 7 de novembro de 2020, contra Gustavo Lopez no peso-galo (até 61kg), mas pegou Covid-19. Na sequência veio a notícia do câncer da mãe, quando tinha luta marcada para sábado contra Journey Newson. O adversário se machucou, e o UFC então casou a luta com Sanders, mas nos penas.

– Foi um turbilhão de emoções esse ano. Mês passado (março) que foi confirmado que o tumor é maligno. Estava em camp para lutar com o Journey Newson e ele se machucou. Depois, mudou o adversário e aconteceu uma série de coisas, mas isso não foi algo que me deixou para baixo, me motivou mais ainda a treinar

Luke Sanders viu o rival Damon Jackson se machucar, e então o duelo foi casado com Cabocão. O brasileiro é um peso-galo, mas se mostrou disposto a lutar na divisão de cima sempre que for preciso.

– Perguntaram se teria problema eu lutar nos penas, e falei que não, estou aqui para trabalhar. Não saí da dieta, mas coloquei um pouco mais de carboidrato para estar mais feliz (risos). Se fosse no peso-galo eu estaria um pouco mais triste nessa entrevista. Passando essa luta me programo para lutar novamente nos galos (…). Sou peso-galo, mas para lutar preciso de dois meses para fazer dieta. Mas se Dana White e Sean Shelby precisarem de um peso-pena, luto essa semana e na semana que vem estou pronto de novo para trabalhar.

Felipe Cabocão é de Macapá, no Amapá — Foto: Felipe Cabocão/Arquivo Pessoal

Felipe Cabocão é de Macapá, no Amapá — Foto: Felipe Cabocão/Arquivo Pessoal

Ex-campeão peso-pena do Jungle Fight, Felipe Cabocão tem duas derrotas no UFC – contra Geraldo de Freitas e Montel Jackson – e uma vitória – diante de Domingo Pilarte. Luke Sanders soma três vitórias e quatro derrotas na organização, onde está desde 2016. Na última luta, o americano foi finalizado por Nate Maness.

– O meu adversário passado tinha um estilo parecido, mas era destro. A minha estratégia se manteve. Com o Luke Sanders vou ter que mudar um pouquinho só a andada porque ele é canhoto, então a mão pesada dele é a esquerda. As minhas últimas duas lutas foram com adversário canhotos, então a minha estratégia não muda tanto. Tenho uma visão boa para lutar com canhoto. As maiores brechas dele são no chão, não defende tão bem quedas. Vou trocar com ele, posso machucar em cima, mas também se surgir a oportunidade de botar para baixo e acabar com a luta rápido vou fazer.

Serviço do UFC Reyes x Prochazka

Combate transmite todo o card do “UFC Reyes x Prochazka” a partir das 20h (de Brasília) no próximo sábado, dia 1° de maio, com o “Aquecimento Combate”. As lutas começam às 20h10. Você ainda pode assistir às duas primeiras lutas no SporTV 3 e no Combate.com, que ainda acompanha todo o evento em Tempo Real.

UFC Reyes x Prochazka
1° de maio de 2021, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-meio-pesado: Dominick Reyes x Jiri Prochazka
Peso-pena: Cub Swanson x Giga Chikadze
Peso-meio-pesado: Ion Cutelaba x Dustin Jacoby
Peso-médio: Sean Strickland x Krzystof Jotko
Peso-galo: Merab Dvalishvili x Cody Stamann
Peso-palha: Poliana Botelho x Luana Dread
CARD PRELIMINAR (20h, horário de Brasília):
Peso-palha: Luana Pinheiro x Randa Markos
Peso-leve: Gabriel Benitez x Jonathan Pearce
Peso-pena: Kai Kamaka III x T.J. Brown
Peso-palha: Loma Lookboonmee x Sam Hughes
Peso-meio-pesado: Andreas Michailidis x KB Bhullar
Peso-pena: Felipe Cabocão x Luke Sanders

O dente de onça pintada no pescoço foi um presente do pai Júnior, ainda aos 10 anos, e que virou um amuleto que estava esquecido. Junto com o chapéu, Cabocão espera pela aprovação do Ultimate para entrar com eles na chegada para a luta.

– Minha mãe é indígena e meu pai é de origem portuguesa. Os costumes que me foram passados foram os dos indígenas do Norte. Sou de Macapá.

A família tem sido uma preocupação grande para o lutador de 27 anos, dono de um cartel com nove vitórias e duas derrotas. A mãe Graciete, 50 anos, descobriu um câncer nas glândulas parótidas, e vai começar em breve o tratamento. O filho se emocionou bastante ao falar do assunto.

– Sou muito ligado aos meus pais e à minha família, e estou passando por um momento complicado agora. No meio do camp minha mãe acabou descobrindo um câncer, e foi um momento bem difícil para mim… É até difícil falar…Tiro isso como motivação. Ela é minha rainha. Minha mãe e meu pai são pessoas que me motivam muito, e isso foi forte para mim. Vou entrar lá com todo meu coração, vou entrar lá com eles, e vou sair vitorioso – prometeu.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*