‘Nomadland’ é grande favorito ao Oscar de melhor filme, dizem ‘termômetros’ do Oscar.

Premiações de sindicatos de Hollywood apontam poucas ameaças às chances do filme de Chloé Zhao, mas ‘Os 7 de Chicago’ e ‘Bela vingança’ podem sonhar.

Com a proximidade do Oscar 2021, o público mais uma vez se prepara para torcer pelos seus favoritos e por seus escolhidos nos bolões da vida. Dessa vez, quem apostar em “Nomadland” na categoria principal tem tudo para ganhar pelo menos esse ponto.

A grande premiação do cinema acontece neste domingo (25), com transmissão ao vivo no G1 desde o tapete vermelho.

O favoritismo gigantesco do filme é explicado pelas premiações organizadas pelos diferentes sindicatos de grandes classes de Hollywood. Em 2021, os dois eventos que servem como maiores termômetros da categoria principal do Oscar escolheram “Nomadland” como vencedor.

Analisando historicamente, “Os 7 de Chicago” e “Bela vingança” ainda podem sonhar, mas seria uma zebra maior até que a vitória de “Parasita” em 2020.

Os quatro grandes

São quatro organizações principais que podem ser consideradas indicadoras de como pensa a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, organizadora do Oscar:

  • PGA: Sindicato dos Produtores da América
  • DGA: Sindicato dos Diretores da América
  • SAG: Sindicato dos Atores
  • WGA: Sindicato dos Roteiristas da América (que premia original e adaptado)

*as siglas vêm do inglês

 — Foto: Anderson Cattai e Wagner Magalhães/G1

— Foto: Anderson Cattai e Wagner Magalhães/G1

O melhor filme

Com prêmios do PGA e do DGA, os criadores de “Nomadland” podem preparar seus discursos de agradecimento na categoria principal da Academia.

Desde 2005, somente quatro produções ganharam o Oscar de melhor filme sem uma vitória em pelo menos uma das duas organizações.

Mais do que isso, das onze vezes em que um filme foi escolhido por ambas, só três não levaram a estatueta – a mais recente com o atual vencedor, “Parasita”, que derrotou o favorito “1917”ganhador dos dois prêmios.

Em 2006, “O segredo de Brokeback Mountain” foi superado por “Crash – No limite” e, em 2017, “La la land” perdeu para “Moonlight” (em um dos maiores micos da história do Oscar).

A força de previsão dos dois sindicatos fica maior historicamente. O filme do diretor ganhador do DGA também venceu o Oscar 54 vezes em 72 edições (um total de 75% de acerto).

Com um grande número de membros votantes da Academia e um sistema de votação parecido, o PGA também costuma mandar bem. A produção do ano do sindicato levantou a estatueta de melhor filme 21 vezes em 31 anos (um índice de 67,7%).

O prêmio do DGA também praticamente garante o Oscar a Chloé Zhao como a segunda mulher a ganhar a estatueta de melhor direção (desde 1948, o escolhido do sindicato só não levou o Oscar em nove ocasiões).

Caso isso realmente aconteça, as chances de “Nomadland” aumentam ainda mais. Ao longo de 92 anos, o cineasta ganhador em sua categoria correspondeu ao melhor filme 65 vezes.

Os azarões

'Os 7 de Chicago' venceu como melhor elenco do Sindicato dos Atores — Foto: Divulgação

‘Os 7 de Chicago’ venceu como melhor elenco do Sindicato dos Atores — Foto: Divulgação

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*