Força Tarefa da Covid-19 da SES-MG faz vista a Manhuaçu e região.

MANHUAÇU (MG) – Uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais esteve nesta segunda (22) e terça-feira (23) fazendo uma visita técnica na microrregião de Manhuaçu. Intitulada como Força Tarefa da Covid-19, a equipe veio conhecer as unidades de saúde da região para avaliar uma possível expansão da rede de atendimento a pacientes com Covid-19, diante de um cenário de colapso da saúde. As cidades visitadas foram Ipanema, Manhuaçu e Manhumirim. Na tarde de hoje (23) a Força Tarefa teve uma reunião com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu, com a Prefeita Imaculada e o Superintendente Regional de Saúde Juliano Estanislau.

Segundo a Subsecretaria de Vigilância em Saúde de Minas Gerais, Janaína Passos de Paula, a SES enviou várias equipes para o interior do estado para que sejam levantados dados e informações sobre as unidades de saúde das microrregiões de saúde. “A Secretaria de Estado de Saúde vem fazendo esse movimento junto aos municípios, então a gente se intitula Força Tarefa da Covid-19. Vários grupos indo a várias regiões, uma equipe veio aqui, incluindo eu e representantes do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais, na região de Manhumirim, Manhuaçu e também fomos ao município de Ipanema, verificar como está sendo a parte assistencial, não só nas unidades hospitalares, mas também na atenção básica, principalmente no que é voltado para a Campanha de Vacinação da Covid-19. Fizemos reunião com os gestores, com todos esses prestadores, para ver como está sendo essas estratégias, se está de acordo com as prerrogativas com as diretrizes estaduais”, completa Janaína.

Catástrofe

A Secretária Municipal de Saúde, Ana Lígia de Assis Garcia, afirma que essa visita visa antecipar o cenário de catástrofe que pode acontecer na região. “Essa força tarefa é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, para conhecer e desenhar esses cenários, verificar qual a possibilidade dos hospitais ampliarem leitos, porque a perspectiva é de um cenário de catástrofe, tem que se adiantar a isso. O número de incidência, da virulência, no município e na região está muito alto, nós precisamos que as pessoas entendam isso, que o vírus está circulando mais”.

É preciso que a população entenda e colabore com o poder público segundo Ana Lígia. “Nós estamos fazendo visitas as instituições, estabelecimentos, aos comércios, estamos com fiscalização, quero agradecer imensamente a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, que estão diuturnamente com a gente nestas ações, ampliamos o número de fiscais, estamos com fiscalizações a noite, mas nada disso adianta se as pessoas não tiverem consciência sobre a responsabilidade no distanciamento social e no uso de máscara. Só através da educação, da cidadania que nós vamos conseguir enfrentar a pandemia”.

A Secretaria também diz que esse cenário não é só em Manhuaçu, mas no país. “Eles vieram aqui para fazer uma análise de uma catástrofe, estão prevendo um colapso no Estado de Minas Gerais, falta de leitos, não só falta de leitos, falta de condições de atender ao paciente que precisa. Nós estamos muito apreensivos e preocupados. Não é só Manhuaçu, nós estamos vendo isso no Brasil inteiro, estamos entrando na terceira onda, com presença de cepas diferentes, com muitas contaminações, o nível de incidência do vírus está muito alto na nossa região. A única forma, mesmo com a vacina, é o distanciamento social e o uso de máscara. Peço novamente, todas às vezes eu peço encarecidamente, fiquem em casa, utilizem máscara”, completa Ana Lígia.

fonte: portal caparaó 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*