Nível do rio Manhuaçu recua, mas população deve continuar alerta

MANHUAÇU (MG) – A chuva deu uma trégua entre o final da tarde de quinta e toda a madrugada de sexta-feira, 14/02. A cidade amanheceu com o nível do rio mais baixo e um pouco menos apreensiva. O Rio Manhuaçu está recuando, mas mesmo assim, as autoridades ainda alertam a população para ficar atenta.

A estrada de Manhuaçu a Ponte do Silva (LMG838) permite passagem em meia-pista para veículos de passeio próximo a Vila Formosa.

CHUVAS DE QUINTA

A chuva praticamente ininterrupta que já dura aproximadamente dois dias em Manhuaçu começou a causar inundações e assustar os moradores e comerciantes nesta quinta-feira (13/02).

Segundo o Corpo de Bombeiros, o rio começou a transbordar no início da tarde e a população dos locais mais próximos teve que sair de suas casas devido aos riscos. A prevenção tem sido o motivo principal. Ao invés de esperar uma enchente como a do dia 24 para 25 de janeiro, a recomendação é retirar móveis e materiais das casas e comércios que foram afetados.

“Desde a madrugada, as chuvas têm sido mais intensas, e no começo de tarde a cidade começou a inundar em alguns pontos. Nós tivemos problemas sérios com enchentes há menos de um mês, por isso, desta vez, estamos mais preparados”, afirmou o órgão.

ABRIGOS

Para atendimento às emergências, foram disponibilizados dois pontos de abrigo: O Ginásio Poliesportivo Oswaldo Sad, na cidade, e a creche do distrito de Ponte do Silva.

AULAS SUSPENSAS NAS REDES MUNICIPAL E ESTADUAL NA SEXTA

Na tarde desta quinta, muitos comércios fecharam as portas e liberaram funcionários para ajudar seus familiares ou mesmo retirarem seus móveis em suas casas. Da mesma forma, escolas municipais e estaduais e a rede privdada, bem como as faculdades cancelaram as aulas.

Já na sexta-feira, 14/02, a Secretaria de Educação confirmou que não haverá aulas em Manhuaçu na rede municipal de ensino.

A Superintendência Regional de Ensino também anunciou a suspensão das aulas de sexta na rede estadual em Manhuaçu e nas cidades em que há decreto de emergência por conta das chuvas.

ALERTA PROSSEGUE

No final da tarde, foi emitido novo alerta para a população continuar atenta.

“Devido ao alto volume de chuvas, ocorrido nas últimas horas, e de forma preventiva, a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar e a Prefeitura de Manhuaçu informa que outros locais estão sendo monitorados e também podem ser fechados a qualquer momento, caso haja necessidade”.

Telefones de Contato: Policia Militar 190 Corpo de Bombeiros: 193

Defesa Civil: 3339-2740 Prefeitura: 3339-2714

MEDIDAS ADOTADAS

Segundo a Prefeitura de Manhuaçu, houve uma reunião do Grupo de Gerenciamento de Crise, que conta com a participação da Prefeita Cici Magalhães, Defesa Civil Estadual e Municipal, Polícia Militar, Bombeiros e secretariado municipal para a definição de novos planos de emergência para proteger a população de ocorrências como inundação e deslizamentos.

“Entre os pontos definidos na reunião, há o estabelecimento de comunicados oficiais para a população, visando minimizar efeitos das notícias falsas propagadas na internet (fake news), a definição de locais de abrigo, telefones disponíveis para contato da população, operações e vistorias nas áreas de risco, interatividade entre os setores que atuam nesta frente de trabalho e proteção às vidas humanas, mobilização dos agentes de Saúde e a devida estruturação das unidades de apoio, entre outras questões”, informou.

Redação do Portal Caparaó e informações do Jornal O Tempo / Fotos Defesa Civil

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*