Brincadeira da “vassoura de pé” sozinha tem explicação científica

Uma vassoura em pé sozinha não tem nada de mágico e nem a ver com a NASA.

Na última sexta-feira, internautas ligaram a história à NASA, que teria dito que a Terra estaria num ponto de órbita em que a rotação estaria em equilíbrio e por isso as vassouras de todo mundo poderiam se equilibrar sozinha.

O assunto ficou entre os mais lidos do Twitter e muita gente que foi fazer o teste ficou surpresa. Realmente as vassouras ficam de pé sozinhas e isso tem motivo!

Física

O objeto tem seu centro de massa mais perto da base, onde ficam as cerdas.

Portanto, quando apoiamos o cabo da vassoura sobre a base, a força causada pelo peso do cabo é distribuída nas cerdas, equilibrando o objeto.

A explicação para as vassouras conseguirem “ficar de pé” tem mais a ver com a física em menor escala, de dentro do planeta, do que o com as forças gravitacionais que afetam a Terra.

Salvo que a vassoura seja torta, porque nem todas foram projetadas para sustentar o próprio peso: o centro de massa de alguns objetos pode estar mais acima do cabo, o que torna o equilíbrio nessas circunstâncias um pouco mais difícil.

Crença

O suposto equilíbrio planetário é uma antiga crença: há anos essa brincadeira é comum nos Estados Unidos, principalmente durante o equinócio vernal, que marca o começo da primavera naquela parte do mundo em meados de março.

Com informações da Galileu

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*