Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo em Mutum

MUTUM (MG) – Acontece até o dia 25 de Outubro a primeira fase da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo.

 A estratégia de vacinação será realizada em duas etapas considerando períodos específicos para a mobilização da população para a vacinação, a saber:

Primeira etapa
• No período de 07/10 a 25/10, será realizada a vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinadas. O dia D, de mobilização nacional, aconteceu no dia 19/10.

A priorização deste grupo na primeira etapa deve-se à elevada incidência da doença nesta faixa etária, nos surtos registrados em 2019. As crianças menores de 5 anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite,diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.


Segunda etapa
• No período de 18/11 a 30/11, será realizada a vacinação de adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O dia D, de mobilização nacional, será 30/11. Nesta etapa priorizou-se o grupo de 20 a 29 anos de idade devido ao número de casos confirmados nessa faixa etária ser expressivo.

Nesta campanha os pais e responsáveis são atores sociais importantes no
processo de controle dessa doença e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

– De 02 a 29 anos: caso não tenha nenhum registro de dose da vacina com o componente sarampo, deverão receber duas doses da vacina com o componente sarampo com o intervalo de no mínimo 30 dias da primeira dose.
Gestantes com até 29 anos, caso não tenham nenhum registro de dose da vacina que contenha o componente sarampo, deverão receber NO PÓS-PARTO duas doses com o intervalo de no mínimo 30 dias da primeira dose.

– De 30 a 49 anos: caso não tenha nenhum registro de dose da vacina com o componente sarampo, deverão receber uma dose da vacina com o componente sarampo.
Gestantes de 30 a 49 anos, caso não tenham nenhum registro de dose da vacina que contenha o componente sarampo, deverão receber NO PÓS-PARTO uma dose da vacina.

*vacinas com o componente sarampo: sarampo, dupla viral (sarampo e rubéola), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

Para maiores informações ligue: (33) 3312- 2613 para falar com Martinha ou Dilene.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*