APAEs de Manhuaçu e Manhumirim iniciam ações da Semana Nacional

MANHUAÇU E MANHUMIRIM (MG) – A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla durante o período de 21 a 28 de agosto. O objetivo é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.

Com base no tema: “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas” a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019 vem para reafirmar no contexto desse Movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida se seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das Apaes.

Em 2017 foi sancionada a Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nos dias 21 a 28 de agosto.

O tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (2019), “Família e Pessoa com Deficiência: Protagonistas na Implementação das Políticas Públicas” integrará novamente a programação, como elemento-chave na inspiração das ações desse evento de destaque na Rede Apae. Trata-se de um assunto que não se esgota em um determinado tempo, pois ainda não avançamos nas propostas e estratégias necessárias para a concretização das ideias centrais trazidas pela referida temática.

Não fora as famílias e as pessoas com deficiência, quem melhor estaria enfrentando a sociedade em suas diferentes contradições, a fim de garantir que as pessoas com deficiência tivessem as mesmas oportunidades que as pessoas sem deficiência? Evidentemente, as famílias, com parte integrante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), como parceiros, se juntam a profissionais, e outras entidades especializadas e congêneres, para aprimorar a cada ano, o exercício de seu protagonismo.

O decorrer da trajetória das APAE depende de cada momento histórico, vivenciado nos diferentes territórios, do contexto cultural, social, econômico e político, podendo avançar, estagnar ou retroceder em relação a sua própria atuação, como também na construção das Políticas Públicas destinadas à pessoa com deficiência.

PROGRAMAÇÃO MANHUAÇU

DIA 21/08 – 09hs – Abertura / Culto/ Dança – LOCAL: APAE Manhuaçu

Dia 22/08 – 09hs –  Ação de Graças / Teatro / Dança LOCAL: APAE Manhuaçu

DIA 23/08 – 09hs –  Caminhada da Inclusão LOCAL: Frente a Matriz São Lourenço

DIA 26/08 – Dia V – LOCAL: APAE Manhuaçu às 8:00 hs

DIA 27/08 – Piquenique da Partilha – LOCAL: CEM Manhuaçu às 9:00 hs

DIA 28/08 – BalançAPAE – LOCAL: APAE Manhuaçu às 8:00 hs

PROGRAMAÇÃO MANHUMIRIM

21/08 – Quarta-feira 08:30 – Abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com passeata pela cidade de Manhumirim (aberto à comunidade)

22/08 – Quinta-feira – 9 horas – Participação do Grupo Esperança de Manhumirim e Júlio Sangy

14:00 – Participação do Lions Club de Manhumirim e Luziene Paiva de Durandé

19:00 – Palestra com o Tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019.

Palestrante: Silvina Wemer na Sede da APAE de Manhumirim | (Rua Domingos Destro. 300 – Roque) (Aberta a Comunidade)

23/08 – Sexta-feira – 09:00 – Participação da Igreja Presbiteriana de Manhumirim na Instituição

14:00 – Participação da Igreja Batista do Calvário de Manhumirim na Instituição

19:30 – Missa em Ação de Graças no Santuário do Bom Jesus em Manhumirim (Aberta a Comunidade)

26/08 – Segunda-feira – 08:00 – Momento de encanto e glamour

09:00 – Participação do Rotary Club de Manhumirim na Instituição

27/08 – Terça-feira 09:00 – Gincana criativa

14:00 – Participação da 1ª Igreja Batista de Manhumirim na Instituição

28/08 – Quarta-feira Encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla com passeio recreativo ao Patronato Agrícola Santa Maria em Manhumirim.

DIA 01 DE SETEMBRO – Festa da Solidariedade

No dia 1 de setembro, 15 horas, na praça da rodoviária em Manhumirim, acontece ainda o Show da Solidariedade em prol da APAE Manhumirim.

Serão sorteados cinco prêmios: TV de 40 polegadas, roçadeira e três motos 0km. Haverá barracas com comidas típicas e bebidas. Ao final, show do cantor Gustavo Inácio.

Adquira sua cartela junto a APAE de Manhumirim ou nos telefones (33) 3341-1980 ou 3341-2332

FONTE: PORTAL CAPARAÓ

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*