Polícia Civil deflagra operação em Ipanema após investigação de roubo de cargas e veículos

IPANEMA (MG) – O delegado Alfredo Reis falou sobre a ação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) nesta quarta-feira, dia 29. A Operação Via Láctea cumpriu 04 mandados de prisão nesta quarta-feira, dia 29, em investigação que apura roubos de carga de queijo praticados contra empresas de Ipanema. Segundo informações repassadas pela Polícia Civil, com o andamento das investigações, foi possível identificar uma Organização Criminosa atuante em três estados, sendo RJ, ES e MG. Foram identificados os criminosos e a Polícia Civil representou junto ao Poder Judiciário pela prisão preventiva dos investigados.

 

Nesta data, 29/07/2020, foram presos 04 investigados, sendo 02 em Belo Horizonte, um em Ipatinga e um em Ipanema. Ao todo 25 policiais civis participaram da Operação

A investigação será concluída nos próximos dias e o inquérito policial remetido à Justiça. Os presos foram encaminhados ao Sistema Prisional, onde ficarão à disposição da Justiça.

APURAÇÃO

De acordo com informações repassadas pela Polícia Civil, após quatro meses de investigação foi possível constatar que um grupo criminoso destinado a roubo de cargas e veículos, com atuação em pelo menos três estados da federação (Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro), vinha realizando e arquitetando roubos a cargas de laticínios, café entre outras, além dos veículos que transportavam essas cargas na região.

“Tal grupo agia de forma organizada e praticava os roubos de forma bastante violenta, chegando inclusive a manter o motorista sob cárcere privado, como ocorreu no roubo do lacticínio DelBom, ocorrido no dia 25/03/2020 na cidade de Ipanema”, destaca a Polícia Civil. Naquela ocasião, criminosos levaram uma carga de muçarela avaliada em 98 mil reais e o caminhão que transportava a mercadoria.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, “conforme apurado, a organização criminosa possuía um “líder’ no setor, o responsável por arquitetar e realizar os roubos juntamente com os outros integrantes, os quais são todos conhecido nos meios policiais e possuem um extenso histórico criminal com envolvimento em roubos de carga e crimes correlatos”.

Um outro “líder” também foi identificado no esquema como o responsável por vender as mercadorias roubadas e gerenciar a parte financeira, como por exemplo repassar dinheiro aos outros integrantes, além de outras funções. Segundo as autoridades competentes à frente da investigação, foi possível identificar o “modus operandi” da organização criminosa, individualizando a conduta dos integrantes, os quais contavam com informações privilegiadas para praticarem os roubos.

Na madrugada desta quarta-feira, dia 29, a Polícia Civil em Ipanema realizou uma operação, cumpriu mandado de prisão e deteve um vereador suspeito, Alex José da Silva, de 45 anos.

O jornalismo do Super Canal entrou em contato com a Câmara Municipal de Ipanema. Por telefone, fomos informados que o poder legislativo deverá se posicionar, de forma oficial, a respeito da prisão do vereador em breve. A reportagem não conseguiu contato com um representante do vereador até o fechamento desta publicação.

TV Super Canal – Parceiro do Portal Caparaó

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*