Hoje a cidade de Mutum completa 107 anos

MUTUM (MG) – Os primeiros habitantes de Mutum foram os índios Botocudos, que vieram da região do recôncavo baiano, expulsos pelos índios guaranis por motivos bélicos. Durante o início do século XIX, em 1809, a região deixou de ser “proibida” pela coroa, então os povos começaram a se aproximar pelo Rio Pardo (hoje o município de Iúna-ES), os primeiros a se instalarem eram tropeiros.

O município de Mutum localiza-se na região do Vale do Rio Doce. Possui uma área de 1.256,08 km², e é limitado ao norte pelos municípios de Aimorés e Pocrane, ao sul pelos municípios de Chalé e Lajinha, a leste por Ibatiba (ES), Brejetuba (ES) e Afonso Cláudio (ES), e a oeste por Taparuba e Conceição de Ipanema.

Além da sede o município possui cinco distritos (Ocidente, Centenário, Humaitá, Imbiruçu e Roseiral, que teve seu cartório constituído em 28 de agosto de 1892), quatro povoados (Santa Rita, Santa Maria, Santa Efigênia e Lajinha do Mutum) e 54 comunidades. A sede encontra-se a 240 metros de altitude, nas coordenadas 19°49’01″ de latitude sul e 41°26’18″ de longitude oeste.

Mutum é servida pela rodovia MG-108, que faz ligação com a BR-262 (asfaltada) ao sul, e pela BR-474, que dá acesso à cidade de Aimorés ao norte, com parte asfaltada (42 km) e parte sem asfalto (28 km).

Seu principal setor econômico é o agropecuário, com base produtiva primária assentada principalmente na produção de café, milho e feijão, além de importante rebanho de gado.

Hoje a população estimada é de 26.979 pessoas segundo dados do IBGE.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*