Ipanema promete quebrar mais uma vez recorde com queijo gigante

IPANEMA (MG) – O município de Ipanema deve quebrar novamente o recorde junto ao RankBrasil de Maior queijo minas padrão. O desafio acontece durante a décima edição da Festa do Queijo, realizada de 5 a 8 de setembro no Parque de Exposições da CASEMG.

Durante o evento, a cidade também deve superar a própria marca brasileira com o Maior doce de leite. A representante do RankBrasil, Elisangela Arruda estará presente para possivelmente oficializar os novos títulos com entrega de troféus.

Este ano o queijo gigante deve pesar mais de 2.072,8 kg. A iguaria está sendo fabricada na sede do Laticínio Dois Irmãos, sob inspeção técnica garantindo higiene e qualidade do produto. Serão gastos aproximadamente 25 mil litros de leite, além de outros ingredientes, como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal.

A Fábrica de Doces Nhá Nair tem o desafio de produzir um doce em barra com mais de 810 kg. Desta vez, a receita conta com aproximadamente 1.400 litros de leite, 430 kg de açúcar, além de glicose e um redutor de acidez. O cozimento é a vapor.  

As iguarias serão apresentadas no dia 7 de setembro. Às 15h30, o queijo e o doce de leite vão ser auditados pelo RankBrasil. A apresentação dos produtos está marcada para as 16 horas, com um desfile pelas ruas da cidade e em seguida distribuição gratuita no Parque de Exposições.

Outra atração do evento é uma queimadinha gigante. A mistura de açúcar queimado e leite vai ser feita em uma chaleira com um metro e oitenta de altura e dois metros de diâmetro. A produção da iguaria começa às 11h da manhã, também no dia 7 e está a cargo do Laticínio Delbom.

Festa do Queijo

O evento vai comemorar os 107 anos de emancipação política do município de Ipanema. A festa também contará com atrações musicais, concurso de queijo e cachaça artesanal, venda de produtos da culinária do queijo, concurso musical e o tradicional Desfile Cívico.

FONTE: PORTAL CAPARAÓ

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*